Missão: A menina e o homem leproso

O que é missão? Para o que você foi escolhido? Qual o objetivo do cristão?

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda. João 15:16

Todos que foram chamados, não foram para a mesmo trabalho, cada um tem sua função e seu dom dado por Deus, e que todos façam assim como foi dado.

Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:4-8

Deus escolheu cada um

Deus escolheu e chamou cada um para uma excelente obra, mas às vezes muitos só frequentam a igreja porque é um costume seu ou de sua família, e outros até com o objetivo de alcançar bens materiais, mas na verdade Jesus pode MUDAR nossa história, nos transformar e e nos usar da maneira que ele quer, com o objetivo de mudar outras vidas.

Deus nos coloca no lugar onde ele nos quer da forma que somos, e é isso que nos mostra a história de uma menina e um homem, chamado Naamã, registrada em 2 Reis:

E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então, entrou Naamã e o notificou a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Então, disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi e tomou na sua mão dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro, e dez mudas de vestes. E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o restaures da sua lepra. E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim, para eu restaurar a um homem da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e com o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu. Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado. Porém Naamã muito se indignou e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, e invocará o nome do Senhor, seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação. Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissera alguma grande coisa, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te e ficarás purificado. Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.

Então, voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e veio, e pôs-se diante dele, e disse: Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus, senão em Israel; agora, pois, te peço que tomes uma bênção do teu servo. Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que a não tomarei. E instou com ele para que a tomasse, mas ele recusou. E disse Naamã: Seja assim; contudo, dê-se a este teu servo uma carga de terra de um jugo de mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor. 2 Reis 5:1-17

Nessa história vemos que uma menina, que foi levada presa e que nem teve seu nome citado, foi colocada no lugar certo para falar de Deus.

Isso nos mostra que Deus nos coloca onde ele quer, para falar de Jesus para as pessoas e mudar suas vidas, através da salvação, cura e libertação (de vícios, culpas, doenças da alma).

Nossa missão como cristãos

O que isso tem a ver com missão? Essa palavra significa “objetivo” e nós, cristãos, temos o objetivo de levar a palavra de Deus para outras pessoas para que elas creiam em Jesus. Porém a gente vive em um mundo em que sabemos de todos os lugares que existem, e às vezes pensamos que missões se trata de ir para outros países, outros estados, sendo que Deus nos coloca para levar seu nome onde ele quer.

Isso quer dizer que para fazer missões, você não precisa sair de onde está e nem lutar com você mesmo por questões que nos abalam quando pensamos nisso.

Questões essas como quando se tem vergonha de falar com as pessoas. Isso não te impede de fazer missões porque se você não sabe falar bem, pode escrever, por exemplo. Pode também mostrar boas atitudes, e do seu modo vai levar as pessoas a conhecerem Jesus.

Que estejamos preparados para falar de Deus no lugar em que fomos colocados, assim como a menina dessa história, mesmo com dificuldades, mesmo que não seja tudo como queremos.

Jesus vive e nos ajudará conforme precisarmos, desde que nos coloquemos à disposição e continuemos buscando ele.

Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8

Comentários

Postagens mais visitadas