Josafá e uma história sobre confiança

Hoje quero trazer um post sobre confiar em Deus. É uma adaptação de um texto que meu marido escreveu. Ele escreve de um jeito muito diferente do meu, por isso atualmente eu edito para deixar mais parecido com o modo que escrevo. 😆

Pois então, sempre ouvimos falar que temos que confiar em Deus, que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã ou com nossos problemas. E também que devemos entregar tudo para Deus... enfim, você sabe que lemos e ouvimos muito sobre isso atualmente. 

Mas primeiro, vou te dizer o que significa a palavra confiança.

Confiança

Significado: "crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé."

No significado da palavra, vemos que confiança é deixar algo, alguém ou a si mesmo sob os cuidados de outra pessoa ou instituição. Ou seja, quando confiamos, estamos dando algo muito importante para outro acreditando realmente que vai dar tudo certo.

Confiando em Deus

Agora que vimos o que significa confiar, vamos entender o porquê devemos confiar em Deus. Apesar de parecer lógico dizer que devemos confiar Nele, muitas vezes não confiamos realmente em Deus, e sim só achamos que confiamos ou apenas dizemos isso por dizer.

Por que eu acredito que é assim? Porque eu sei como é difícil confiar que Ele vai fazer o melhor para nós. Porque sempre temos a ansiedade de saber e ver o que vai acontecer.

Quando nos declaramos cristãos, ou seja, seguidores e imitadores de Cristo, dizemos que reconhecemos Ele como nosso salvador e também que somos imitadores dele. E como podemos imitar Jesus sem confiar inteiramente em Deus? Se vemos na Bíblia que tudo o que Ele fez enquanto esteve aqui, foi com inteira confiança em Deus?

Confiamos em Deus ou em nossas próprias forças?

Agora chegamos em outro assunto que quero escrever aqui, porque sempre que temos algo importante para realizar, temos a tendência de sempre pensar no que vamos fazer, e nem sempre colocamos Deus em primeiro lugar nisso. Isso já aconteceu várias vezes na minha vida e continua acontecendo, porque todos os dias nos esquecemos que precisamos de Deus, se não regarmos a nossa fé (lendo a Bíblia, orando, indo na Igreja, tendo comunhão com os irmãos, etc).

Quando nos esquecemos de colocar Deus em primeiro lugar, sempre vamos colocar nossa confiança nas nossas próprias forças, nosso dinheiro ou nossas amizades. 

Confiar em Deus não é deixar de fazer as coisas e esperar que Ele faça tudo, por exemplo: se tivermos uma prova e não estudarmos, não vamos tirar uma boa nota. Confiar em Deus não é isso, mas sim saber que Ele pode nos guiar no caminho certo, dar força no momento que precisamos e fazer o que não podemos.

Vamos a um exemplo bíblico de um homem muito conhecido e que confiava inteiramente em Deus: Davi. Ele nos deixou muitos salmos e outros aprendizamos na Bíblia sobre como ele confiava em Deus.

Um desses salmos é o 23, em que diz:

"O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta." Salmos 23:1

Todos sabemos que o pastor é quem guia e cuida da ovelha. E as ovelhas confiam muito no pastor e deixam que ele as guie. Precisamos ter esse tipo de confiança em Deus, não podemos ser ovelhas rebeldes, duvidando dos caminhos que o nosso pastor, Jesus, nos leva. 

Às vezes vemos caminhos que são mais fáceis e queremos andar neles, mas a Bíblia nos alerta sobre isso: "Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte." Provérbios 14:12

A Bíblia também nos alerta sobre a confiança em nossas próprias forças, por causa do orgulho e ego, onde nos achamos bons demais para confiarmos em Deus:

"Assim diz o SENHOR: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do SENHOR." Jeremias 17:5

Além de nos alertar sobre os caminhos que temos para seguir e sobre confiar em nossas próprias forças, também nos alerta sobre a nossa confiança em outros e em coisas:

"Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do SENHOR, o nosso Deus." Salmos 20:7

Foi tendo essa confiança que Davi venceu as batalhas que travou, pois seguia a direção de Deus, enquanto seus adversários confiavam em suas próprias forças e no seu poder militar.

Confiança em Deus e os nossos problemas

E agora que decidimos confiar em Deus e seguir o caminho que Ele tem para nós, não vamos mais ter nenhum problema, não é mesmo? A resposta é: ainda teremos. Enquanto estivermos aqui na terra, vamos continuar tendo dificuldades, medo, tristeza. Jesus mesmo nos disse: 

"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." João 16:33

Mesmo que pareça errado que o sofrimento ainda exista na nossa vida, visto que Jesus está conosco, é assim que é aqui na terra. Enquanto esperamos o reino de Jesus, em que não haverá tristeza, dor, medo... nós estamos aqui sujeitos a todas as aflições que acontecem no mundo. A diferença é podemos confiar e ter paz em Jesus.

Uma história sobre confiança

Quero contar também uma história de forma bem resumida sobre um rei de Judá, o Josafá. De algumas histórias em que esse rei fez parte, quero destacar a de 2 Crônicas, capítulo 20.

O reino já estava dividido em dois, Israel e Judá. E Josafá era rei de Judá. Ele fazia conforme a lei do Senhor, andava retamente nos seus caminhos e incentivava todo o povo a buscar e confiar em Deus. Esse capítulo nos conta que vieram povos contra eles, os moabitas, amonitas e alguns meunitas.

Antes que eles chegassem, Josafá foi informado que um grande exército estava se aproximando e ele ficou alarmado com isso. Aqui vemos uma coisa interessante: Mesmo conhecendo o Deus que servia, mesmo confiando Nele, ele ainda teve medo e preocupação.

Mas, vemos também que ele foi consultar a Deus e ainda proclamou um jejum em todo o reino. E sim, todo o povo se reuniu para buscar a ajuda do Senhor.

Ele orou a Deus, e nessa oração disse também que eles não tinham forças para enfrentar esse exército e nem sabiam o que fazer, mas os olhos deles estavam voltados para o Senhor.

A vitória nessa batalha era impossível, e se fosse possível, sairiam ainda muitos feridos. Mas o rei e aquele povo buscaram ajuda no Deus forte, que poderia livrá-los.

E a resposta veio através de um homem chamado Jaaziel:

"Ele disse: “Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim diz o Senhor a vocês; ‘Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus." 2 Crônicas 20:15

Ele também disse que eles deveriam tomar suas posições e verem o livramento que Deus os daria. O rei incentivou todo o povo a crer em Deus e o louvar.

"De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: “Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor , o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor , e terão a vitória”." 2 Crônicas 20:20

Isso nos dá um grande exemplo de confiança em Deus, pois o povo já foi no caminho louvando a Deus pela vitória na batalha.

"Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir, que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados." 2 Crônicas 20:22

Eles ganharam essa batalha, mas Judá nem precisou pegar na espada, porque confiaram no Senhor. Josafá sabia que sozinhos não conseguiriam vencer e buscou no único que podia livrar o povo das mãos do inimigo. Ele e o povo fizeram a melhor escolha. 

Que você possa se lembrar dessa história sempre que estiver com medo, com ansiedade ou até mesmo solidão. Só Deus pode guiar nossas vidas pelo caminho certo, basta confiar Nele.

Comentários

Postagens mais visitadas