Igreja local: comunhão entre os irmãos

Imagem de stempow por Pixabay

Não há meio ou método de falar de igreja constituída por Cristo sem falar da comunhão do corpo de Cristo. Afinal, a igreja é o corpo de Cristo e nenhum corpo funciona perfeitamente faltando algum membro ou órgão.

Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1Coríntios 12:12

Não existe corpo sem cabeça, então logo sabemos que no corpo de Cristo, sua igreja, Ele é a cabeça, ou seja, é quem projeta e faz tudo funcionar. Por isso a Igreja só poderá evoluir e ser próspera espiritualmente sendo Cristo o centro, e o seu evangelho a diretriz, sendo que não há outro evangelho ou outra doutrina, nenhum ensinamento verdadeiro a não ser o das escrituras sagradas.

Jesus é a cabeça da Igreja

E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, Colossenses 1:18

O erro mais grave de muitas instituições que se dizem Igreja é colocar Cristo como um membro e não como a cabeça, dando mais valor a ministérios de pregação, louvor ou outros, valorizando e colocando como cabeça um homem. Esse modo de pensar e de agir não faz parte do corpo de Cristo.

Então vemos que o primeiro ponto para frequentarmos uma igreja é saber que Cristo deve ser nosso alvo e nosso guia. Depois disso temos que saber e ter consciência que o corpo de Cristo tem vários membros, e que é preciso todos trabalharem em harmonia e guiados pela cabeça, que é Cristo.

A Igreja é formada por vários membros assim como um corpo

há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Efésios 4:4

Sabendo disso, logo entendemos que é necessário que a Igreja tenha uma só visão, um só propósito, e esse deve ser o mesmo de Cristo: a busca pelo necessitado. Ele veio para eles e por eles. E existem várias funções e trabalhos para nós. Se deixarmos Cristo trabalhar em nossa vida, podemos exercer e fazer muito por seu propósito em nossa congregação.

Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1Coríntios 12:12

Podemos dizer que a igreja de Cristo, que somos nós, é formada por vários membros, mas é uma só, é a Igreja de Cristo, a noiva que espera o seu noivo. Com isso sabemos também que entre nós tem que haver comunhão, interação e o único propósito de fazer a vontade de Cristo e levar seu evangelho.

do qual todo o corpo, bem-ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4:16

Devemos ajudar e amar uns aos outros na congregação que frequentamos, é ali que teremos comunhão com outras pessoas e podemos exercer a função que Cristo nos ordenou. Nunca deixe de fazer aquilo que Deus colocou em suas mãos. Se fizermos isso e tivermos comunhão uns com os outros, então Ele cuidará de nós.

Imagem de Pexels por Pixabay

O ensino na Igreja deve ser feito com zelo

Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo. Efésios 5:29-30

Na congregação é onde ouvimos, aprendemos e recebemos a palavra de Deus. O ensino da sagrada escritura deve ser feito com zelo pelos que o fazem. Quando Cristo é o centro da palavra e seu Espírito Santo o condutor do pregador, a palavra sempre vai ter o efeito necessário na vida das pessoas, fortalecendo e advertindo, fazendo o corpo ficar firme e saudável. Quando isso não acontece, a congregação tem prejuízos espirituais.

A evangelização é também primordial para congregação, e é a principal função dos membros, cada qual da maneira que Cristo chamou e usa. Assim também, depois da conversão o corpo deve receber o novo membro e ajudar, ensinando, aconselhando e ajudando em oração para que o membro não venha a adoecer.

Mas tudo isso deve ser guiado pela cabeça. Cristo deve ser o centro da palavra e da evangelização, até porque não há evangelho sem Ele, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. Não existe salvação fora dele.

Devemos nos preparar, buscar conhecimento nas sagradas escrituras e buscar em Deus a forma certa que Ele tem para nos usar em sua obra.

Os dons espirituais usados com ordem

Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. 1Coríntios 14:40

Nesse capítulo da carta de Paulo aos coríntios, ele fala sobre o uso dos dons espirituais, em destaque o de profecia e o de línguas. Ele fala como devemos fazer e nos aconselha a não sermos meninos no entendimento, mas somente na malícia. Ou seja, não termos malícia em nosso interior como uma criança, mas diferentemente de uma criança, entendermos que tudo precisa ser feito sem confusão, com decência e ordem.

Isso serve também para entendermos que os dons espirituais edificam a igreja ou a nós mesmos, mas sempre devem ser usados de maneira correta, pois o Espírito Santo não trabalha em confusão.

Papel social da Igreja

O papel social da igreja e da congregação local em sua comunidade é um papel e dever dos seus membros. Em Tiago vamos ver que a única e verdadeira religião é cuidar dos orfãos e das viúvas e guardar-se da corrupção.

Podemos ver que é um papel importante ajudar quem precisa, mas isso, como Paulo falou, sem amor não é nada, então que façamos tudo com amor e que possamos alcançar vidas que precisam de nós, afinal, Cristo veio para o necessitado e agora nós, os membros que somos responsáveis por executar a obra na terra, temos esse propósito em comum e todo corpo trabalha nesse sentido, de ajudar o próximo e também uns aos outros.

Frequentar uma Igreja é necessário

Participar e congregar é primordial para vida do cristão. A ideia de que “a igreja sou eu então não preciso frequentar igreja” é errada em si só, porque a Igreja não sou eu ou você, a Igreja somos nós juntos em um propósito. O mesmo propósito de Cristo, sendo Ele o centro, o guia, ou seja, a cabeça.

Não existe corpo com um só membro, como não existe Igreja de um. Sem comunhão e sem ajudarmos uns aos outros, não chegaremos ao objetivo, então que possamos continuar firmes esforçando uns aos outros e fazendo cada um a sua função, e Cristo cuidará de nós.

Como os líderes devem ser?

Lideranças é uma parte essencial do corpo de Cristo. Seguindo o exemplo de Cristo, devem ser mansos e humildes. O principal para um líder é ser direcionado por Deus, e saber que quando fazer a vontade de Deus, Ele vai agir em seu favor, que se forem líderes na casa de Deus, devem saber que a responsabilidade é grande e que devem falar o que Deus manda e confiar nele, que seu Espírito Santo trabalhará nos corações.

Que sejam líderes pacientes, humildes e guiados por Cristo, e assim Deus sempre há de cuidar deles.

Imagem de Dim Hou por Pixabay

Cada membro do corpo tem sua função

Os membros do corpo não ficam sem função, cada um tem a sua, e o comando vem da cabeça, então Cristo designou a cada membro sua função. Seja líder ou liderado, todos tem funções para desempenhar na casa de Deus.

Que possamos nos despertar e começar a fazer mais, porque quando o membro do corpo fica sem trabalhar, ele costuma perder os movimentos, paralisar. Então que possamos ser membros que façam movimentos, ou seja, que façamos a função que Cristo nos designou através do Espírito Santo em nossos corações.

Comentários

Postagens mais visitadas