ÚLTIMO POST ATUALIZADO 📰
O Senhor é meu pastor, nada me faltará

Livro de Juízes: coragem, fé e falhas humanas

Olá! E aí, tem algo para me contar? 

Bem... Eu, se tem algo que realmente queria, era ter postado desde o início falando sobre cada leitura que fiz da Bíblia cronológica. Pois agora já cheguei em 1 Samuel e até mesmo tinha me esquecido de publicar sobre o livro de Juízes e de Rute, que eram os seguintes depois de Josué, sobre o qual eu puliquei AQUI.

Mas tudo bem, seguimos adiante. Não é porque eu não quis publicar sobre eles, e sim porque fiz outros posts e fiquei escrevendo meu segundo livro (que terminei ontem!!!). Então vocês precisarão me perdoar pela não escrita dos posts no tempo em que terminei de ler.

Vou dividir os livros em dois posts, um sobre Juízes e outro sobre Rute, apesar de que a história de Rute se passou na época em que os juízes julgavam.

Sobre o que é o livro de Juízes?

Ele tem como tema principal a apostasia e o livramento do povo. Livramento porque Deus levantava juízes para julgar e guiar o povo. Infelizmente, sempre que um deles morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos de quem viveu antes deles.

O livro de Juízes cita treze pessoas que estiveram nessa posição.

Algo que achei muito interessante nesse livro, é que ele cita algumas mulheres, não só Débora, que foi uma juíza, mas também cita situações em que mulheres agiram com coragem.

É definitivamente um livro em que vemos que o pecado é destrutivo, mas sempre que o povo se humilha, ora, se arrepende e deixa os caminhos errados, Deus os ouve.

Nesse livro é encontrado um cântico muito relevante, chamado Cântico de Débora. Ele está no capítulo 5.

"Avante, minh'alma! Seja forte!"

Nos conta também a história de Gideão, em que aqueles homens precisaram ter fé e obedecer fielmente aos direcionamentos de Deus.

E o que dizer de Sansão? Você lembra dele? Sim, esse livro também nos conta o que aconteceu com ele, seus erros e também os seus acertos. 

Tem uma das histórias mais trágicas que já li na Bíblia (talvez até na vida) que é a da morte da concubina de um levita, no capítulo 19. Se você não suporta saber de coisas horrendas que pessoas já fizeram, aconselho que leia com cautela e ore muito para que não se abale.

Também conta como os benjamitas conseguiram mulheres para se casar com eles, visto que não tinham mulheres suficientes na sua própria tribo por conta de uma situação em que foram mortas.

O livro finaliza com o trecho:

"Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo."

São frases sobre as quais podemos refletir bastante, não é mesmo?

Deixe seu comentário sobre essa frase e também me diga se já leu o livro de Juízes!

Ah, aguarde pelo post de Rute.

Comentários

Postagens mais visitadas