Seja forte e corajoso: O que aprendi com a leitura de Josué?

Atualmente estou lendo a Bíblia cronológica em live no Tiktok (se quiser, me siga e acompanhe!) e terminei mais um livro. Dessa vez, Josué.
Antes de fazer lives, eu publicava constantemente aqui no blog, e essa definitivamente tem sido minha meta e o maior desafio atualmente, porque encontrar tempo para escrever meu novo livro e publicar aqui, mesmo que somente uma vez na semana, não é uma tarefa fácil.
Assim como tudo na vida que a gente se dispõem a fazer, é necessário disciplina. Até mesmo hoje no caso desse post, eu sabia desde semana passada que teria que escrevê-lo, mas fiquei alguns minutos vendo vídeos aleatórios para evitar começar escrever porque eu sabia que à partir do momento que pegasse o teclado para digitar eu teria que PENSAR.
E é muito fácil apenas receber os conteúdos que outras pessoas pensaram. Muitas vezes, é a única coisa que queremos, mas tal acontecimento não é tão bom quanto parece.
Isso também é algo que aprendi com a Bíblia. Muitos se enganam dizendo para si mesmos que os cristãos recebem respostas prontas de um "livrinho" e se contentam com isso. É verdade que muitos que se dizem cristãos aceitam mesmo, e nem estou falando do conteúdo do "livrinho", porque se fosse esse, com certeza viveríamos num mundo melhor.
A verdade é que a Bíblia é um convite para nós PENSARMOS. Não é um livro fácil. Se não tivermos a ajuda de Deus na leitura, piora ainda mais. Daí sim não entendemos nada!
E o livro de Josué tem muito a nos ensinar sobre Deus, promessas, obediência e fé. Vamos às minhas considerações:
- Esse livro começa mostrando que Deus promete estar com Josué assim como esteve com Moisés. E ainda diz para ele: Seja forte e corajoso!
- Mostra como eles mesmos cumpriram promessas que fizeram, como com a família de Raabe, que os escondeu quando estavam espiando a terra. Eles realmente pouparam-os.
- Um dos acontecimentos mais marcantes do livro é a queda de Jericó. E tal acontecimento só teve êxito porque eles obedeceram. Se tivessem sido impacientes, atacariam e perderiam, porque Deus tinha dado ordenanças específicas do que deveriam fazer. Restava a eles somente obedecer.
- E no final do livro, quando Josué se despede, ele diz ao povo para se esforçar e cumprir tudo o que estava escrito no Livro da Lei de Moisés. Também diz para o povo ser fiel e amar ao Senhor.
- Com certeza o final do livro de Josué é uma das partes que mais gostei. Lá ele relembra o que Deus fez e fala também o que o povo deveria fazer e o que aconteceria caso deixassem de obedecer.
Termino esse post com uma frase do livro, que Josué disse ao povo de Israel, mas serve para nós também: Voltem-se de coração para o Senhor.
Comentários
Postar um comentário