Resenha do livro "O Mundo de Um Ser Interior", de Maike Santana

Quem não pensa sobre si mesmo de vez em quando, não é mesmo? Algumas pessoas, todos os dias tiram um tempo para meditar sobre o seu ser interior, enquanto outras preferem apenas deixar a vida levá-las sem pensar muito sobre a existência.
Mas o livro sobre o qual vou escrever agora é uma jornada pelo autoconhecimento. Um convite a pensarmos sobre nós mesmos.
O Mundo de Um Ser Interior é um livro do autor Maike Santana.
Ele é um grande amigo meu que posso dizer que considero como "a voz da sabedoria". 😆
Eu ganhei o livro dele no meu aniversário do ano passado. Ele veio com uma cartinha muito fofa da sua esposa, Thalita, que não compete ao post mostrar, pois não tem a ver com o livro, então vocês vão ficar só na curiosidade.
Qual a sinopse do livro?
Uma meditação criativa adocicada por um Ser Interior inusitado.
Uma viagem de superação individual capaz de encantar pessoas.
Um livro para ler, reler e sempre tirar novos conhecimentos.
Em O Mundo de Um Ser Interior, o autor retrata seus conflitos existenciais de forma criativa e sentimental, conduzindo o leitor e a leitora por um caminho que leva à felicidade à partir do autoconhecimento.
Vou escrever também o que está em uma das orelhas do livro:
O Mundo de Um Ser Interior é um livro narrado em primeira pessoa num cenário que se passa na própria mente do autor, em seus momentos de meditação.
Nesse mergulho em si mesmo, Maike Santana faz uma viagem visceral de autonhecimento, na qual são discutidos diversos temas como resiliência, caráter, amor próprio, autoperdão, entre muitos outros, que se ligam a camadas de sentimentos, como felicidade e amor.
A obra é, acima de tudo, a descrição ficcionada de uma trajetória interna e, também, um convite a reflexões urgentes sobre nossa existência e o tipo de pessoa que queremos nos tornar.

Para começar minhas opiniões sobre o livro, primeiro gostaria de dizer que ele é extremamente bonito, já no início. Os agradecimentos, o sumário... a organização dos capítulos.
Sobre a beleza do livro, com certeza não há o que pensar de negativo. Se você costuma julgar um livro pela capa, você não pode falar mal desse! Sem falar da folha amarelada, que é um charme e só tem a ajudar na leitura.
Já no prefácio, temos uma frase extremamente impactante: "se prepare para estender a mão a si mesmo com o intuito de reconhecer que cada minuto de fôlego que nos é dado é com certeza uma dádiva fornecida pela vida e uma oportunidade de sermos melhores do que ontem".
O primeiro capítulo nos leva a entender que tipo de livro ele é. É muito poético, porém também é direto. Não tem como ler e não entender o que o autor quis dizer com as ideias, se estiver preparado para pensar sobre a própria existência também.
Ele começa quando o autor, um dia, durante suas meditações, ouviu alguém o chamando com voz de criança. O livro segue com essa criança sempre o encontrando durante suas meditações, o fazendo viajar dentro de si mesmo.
Muitos temas são explorados nesse livro, como a responsabilidade que temos pelas nossas escolhas, sobre nossos sonhos e até mesmo sobre lidar com nossas frustrações.
"Não é aceitando todos os acontecimentos cotidianos que lhe dará uma vida agradável, ter resilicência é superar as adversidades deixando de lado a possibilidade de se tornar escravo dos eventos da vida."

Em um capítulo chamado "As Cartas" existem várias frases em uma estrutura poética, que são de muita valia para a nossa vida.
"Só erra:
Quem está tentando fazer certo;
Quem se questiona;
Quem arrisca;
Quem está trabalhando sua imaginação;
Quem tenta algo novo;
Quem medita sobre seus comportamentos.
Convém, portanto, que deixemos de se condenar por enxergar os erros cometidos porque nunca seremos perfeitos e capazes de um dia deixar de cometê-los, contudo se eu apagar todos os erros do passado, excluiria toda a sabedoria do presente."
Pontos fortes do livro:
- É uma obra de grande valor reflexivo e inspiracional. Lê-lo uma vez certamente não nos deixará continuar como estávamos, principalmente se o lermos aos poucos. Pois assim podemos pensar sobre os acontecimentos do nosso dia-a-dia;
- A leitura é fluída e fácil de entender;
- Várias conversas do autor com a criança interior são muito engraçadas, então prepare o coração para umas risadas sinceras.
Pontos a considerar sobre o livro:
- A letra do livro é um pouco pequena, então se você tem dificuldade para ler, prepare os óculos e seja persistente. Não vai se arrepender!
- Apesar do livro ter sido publicado por uma editora e não de forma independente, existem alguns erros de ortografia e falta de pontuação. Para mim, que gosto de colocar pontos em tudo e montar frases curtas, fiquei pontuando mentalmente enquanto lia.😆 Caso você não ligue para isso, certamente não atrapalhará a leitura.
Esse livro é ideal para quem gosta de leituras que nos levam a pensar sobre nós mesmos e também sobre o relacionamento com as outras pessoas, pois boa parte da nossa vida depende também da forma como tratamos os outros.
Ele não é um livro de autoajuda nem um guia com passos para melhorias pessoais, porém se você se sente perdido e sem valor para o mundo, esse livro vai te ajudar a entender melhor a vida.
Quer ler? Ele está disponível para compra na Amazon AQUI.
Siga o autor nas redes sociais: Instagram da obra, Instagram pessoal e TikTok
Agora me conta, você já leu? Conte sua experiência nos comentários.
Até o próximo post, Deus te abençoe! ❤
Comentários
Postar um comentário