Os cristãos tem algo a ver com a ecologia?
Uns dias atrás eu estava orando e sempre me lembro das catástrofes naturais que vem acontecendo com muita frequência. Não os crimes ecológicos como o caso de Maceió, que está em pauta atualmente, mas outras catástrofes, como chuvas extremas, ventos, etc, que são muito prejudiciais para todos.
Mas nesse dia específico, eu me lembrei da necessidade que nós, cristãos, temos de orar pelo planeta, não só para que Deus nos ajude, mas que Ele leve todos os cristãos a terem uma consciência ética em relação ao meio ambiente.
Muitos cristãos que conheço estão engajados na reciclagem, uso sustentável dos recursos naturais, porém é fato que nem todo mundo tem essa mesma ideia. Não só atitudes mais sustentáveis, mas também procurar comprar de empresas que tenham atitudes sustentáveis também.
E por que eu quis trazer esse assunto para o blog? Porque ainda existem cristãos que acham que não há nada que eles possam fazer pelo planeta e resolvem deixar que outras pessoas façam isso.
Coincidentemente (ou não) esse mês estamos estudando sobre a Ética Cristã no curso de Teologia. E falar da ecologia combina perfeitamente com o assunto estudado.
"Se o mandamento divino valoriza a vida e o próximo, então a ética é indispensável em nosso relacionamente diário, seja com Deus, com o próximo ou particular." (Ética Cristã Refidim, p.11)
Depois dessa citação, não há como dizer que o cristão não tem nenhuma responsabilidade ecológica. Todo o mundo sofre por causa do pecado, incluse a natureza. Não há como negar que o homem é responsável por muitas calamidades e temos que mudar nossas atitudes, seja em relação à reciclagem, uso de recursos, apoio à empresas sustentáveis, como também os nossos hábitos de consumo.
Sempre que vejo alguém fazendo aqueles vídeos em que compram várias coisas aleatórias sem saber se tem utilidade, eu fico pensando se pelo menos as embalagens têm o destino correto. Porque é absurda a quantidade de lixo que podemos gerar com simples compras.
Sei que nem todas as localidades tem a coleta de recicláveis, porém todos têm a responsabilidade de procurar saber se isso é feito onde mora. E além disso se informar sobre o que é reciclável e o que não é, pois muitas coisas não são, e assim podemos até mesmo pensar se compramos um produto ou outro.
A Bíblia nos deixa claro que a graça "[...] nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mudandas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendida esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras." Tito 2:12-15
Seguindo o que Paulo escreveu à Tito no capítulo 3, ele nos deixa muitos ensinamentos de como devemos viver como cristãos, e diz que os que creem em Deus devem se empenhar na prática de boas obras.
Eu acredito que a responsabilidade ecológica é tanto uma boa obra para com o próximo, como também algo que serve de exemplo para as pessoas não cristãs.
Você já pensou em como o mundo seria se todos vivessem de forma sensata, justa e piedosa, renunciando à impiedade e às paixões mudandas? Com certeza o mundo seria diferente e a natureza também.
Eu penso que Jesus não viveria no tempo presente com os mesmos hábitos de consumo de grande parte dos cristãos, nem mesmo os meus, pois tenho muito a melhorar.
Toda a natureza foi feita por Deus e ela declara a glória Dele, que com tanta sabedoria a criou. Não é justo agirmos como se não houvesse nada que possamos fazer para cuidar dela.
Por isso convido todos os cristãos a se conscientizar ecologicamente para que possamos fazer nossa parte e não apenas deixar que outras pessoas façam. Pois nós também vivemos no mundo e tudo o que fazemos precisa ser para a glória de Deus.
Comentários
Postar um comentário