A tentação de Jesus no deserto e o que isso tem a ver conosco?

Hoje irei escrever um post com um assunto falado em uma das aulas no Encontro de Jovens na minha Igreja. E esse tema é sobre a tentação de Jesus.

Antes de escrever sobre o assunto, te convido a ler as passagens que falam sobre isso nos Evangelhos, que se encontram em Mateus 4, Marcos 1 e Lucas 4:

"Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar". Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram." - Mateus 4:1-11

"Logo após, o Espírito o impeliu para o deserto. Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam." - Marcos 1:12,13

"Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’ ". O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu". Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". O diabo o levou a Jerusalém, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, para lhe guardarem; com as mãos eles os segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’". Jesus respondeu: "Dito está: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’". Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna." - Lucas 4:1-13

Agora que já lemos essas passagens, podemos ver que a tentação de Jesus nos remete ao passado e ao futuro. Ao passado em relação ao povo de Israel no deserto, e no futuro em relação à vida cristã, em que passamos pelo deserto da tentação todos os dias.

A grande diferença é que tanto o povo no passado quanto nós no presente não vencemos, mas Jesus Cristo venceu as tentações por nós.

Então eu te faço algumas perguntas acerca da tentação de Jesus:

  1. Satanás colocou alguma doença nele?
  2. Ele roubou algo de Jesus?
  3. Ou até mesmo o humilhou?

Para todas essas perguntas a resposta é NÃO. Invés de fazer qualquer uma dessas coisas, Satanás o engrandeceu e lhe ofereceu muitas coisas.

Disse que Jesus poderia transformar as pedras em pão, que Deus enviaria seus anjos para o socorrerem se ele se jogasse e ainda ofereceu todos os reinos para Jesus, antecipando o que Ele já teria no futuro.

Agora que pensamos nisso, vemos que essas tentações contrariam muitas ideias atuais, que dizem que o nosso inimigo irá tirar algo de nós. Isso porque muitas vezes nossa fraqueza não está no pouco, mas no muito. Então invés de Satanás nos tirar algo, ele vai oferecer, sempre com a condição de deixarmos Jesus de lado.

Quais os três aspectos em que Jesus foi tentado?

"Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo." - 1 João 2:16

  1. Cobiça da carne (ou seja, maus desejos), que vemos em Gênesis 3:6a: "Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar" e em Lucas 4:2-3: "onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome. O diabo lhe disse: "Se você é o Filho de Deus, mande a esta pedra que se transforme em pão".";
  2. Cobiça dos olhos, que vemos em Gênesis 3:6b: "era atraente aos olhos" e em Lucas 4:5: "O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo.";
  3. Soberba da vida (ou seja, confiar na própria força e recursos), que vemos em Gênesis 3:6c: "desejável para dela se obter discernimento" e em Lucas 4:6: "E lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser.".

Todos nós somos tentados nesses mesmos aspectos, mas de todas as pessoas que já passaram pela terra, somente Jesus foi vencedor. E por causa Dele, nós também podemos vencer essas tentações. Basta crermos e mantermos nossos corações e mentes Nele. 

Ninguém disse que seria fácil manter nosso foco Nele. Jesus nunca disse que seria, porém Ele nos prometeu um Consolador, e Ele está aqui conosco: o Espírito Santo. Ele nos convence do pecado e nos ajuda a manter nossos pensamentos nas coisas do céu.

Comentários

Postagens mais visitadas