Profecia a Zacarias: Um filho que traria alegria para muitos
Mais uma vez o post da semana saindo atrasado porque eu estou numa luta para conseguir escrevê-los até o sábado, porém quero continuar tentando... aproveitar que o ano começou (como se fosse mágica, o ano começa e a gente faz as coisas certas 😅).
E o post da semana tem como tema o filho prometido à Zacarias, um filho que traria alegria para muitas pessoas.
Eu já fiz um post sobre a profecia de que Jesus teria um antecessor. Uma profecia de Isaías, de que alguém viria antes de Jesus para preparar o caminho para ele:
"Uma voz clama: "No deserto preparem o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus." Isaías 40:3
Não só Isaías, mas Malaquias também profetizou sobre isso:
"Vejam, eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim. E então, de repente, o Senhor que vocês buscam virá para o seu templo; o mensageiro da aliança, aquele que vocês desejam, virá", diz o Senhor dos Exércitos. " - Malaquias 3:1
Mas para o antecessor de Jesus existir, ele precisava de pais, e estes foram Zacarias e Isabel. Eles eram tementes a Deus, andavam fielmente e seguiam todos os preceitos de Deus. Porém Isabel era estéril e além disso, ambos já com idade avançada. Mais uma vez o plano de Deus está ligado à impossibilidade humana.
Zacarias exercia o secerdócio e, conforme o costume, coube a ele em um determinado dia, entrar no templo para oferecer o incenso, e todas as outras pessoas estavam do lado de fora orando.
Então um anjo apareceu diante do altar do incenso, e Zacarias obviamente se assustou, mas logo foi acalmado pelo anjo que lhe disse:
"Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João." Lucas 1:13
E continuou:
"Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele" - Lucas 1:14
Depois o anjo falou tudo o que aconteceria através da vida do menino João, avisando que ele prepararia o coração dos filhos de Deus para receber o Messias.
Mas Zacarias, como humano que era, achou que seria impossível devido à sua idade e de sua esposa. Por causa disso ficou mudo até o dia em que foi feita a circuncisão do menino.
E tudo aconteceu conforme o anjo tinha dito e Isabel ficou grávida de um menino. No sexto mês, um encontro inusitado e magnífico aconteceu. Uma das partes que mais amo na Bíblia: Aquele que seria o Salvador foi, ainda em formação no ventre de Maria, visitar Isabel, Zacarias e João.
Nesse encontro, quando Maria cumprimenta Isabel, João salta em seu ventre e Isabel é cheia do Espírito Santo e disse:
"Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria." - Lucas 1:42-44
Depois de passar por esse fato memorável, chegou a hora de João nascer. Quando ele nasceu, como os vizinhos de seus pais sabiam que sua mãe era antes estéril e viram esse milagre na vida deles, ficaram muito felizes com o nascimento dele.
8 dias depois, foram circuncidar o menino. Nesse evento, queriam colocar o nome dele o mesmo de seu pai, Zacarias, porém Isabel disse que se chamaria João. Então perguntaram para seu pai e ele ainda não podia falar, por isso escreveu em uma tabuinha que seu nome realmente seria João.
Como foi cumprido o que o anjo tinha lhe falado, Zacarias volta a falar e cheio do Espírito Santo, profetiza e ao menino diz:
"Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi, (como falara pelos seus santos profetas, na antigüidade), salvando-nos dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam, para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança, o juramento que fez ao nosso pai Abraão: resgatar-nos da mão dos nossos inimigos para servi-lo sem medo, em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias. E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho, para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados, por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz." - Lucas 1:68-79
Como foi dito pelo profeta Isaías, João foi para o deserto pregar. Ele percorreu toda redondeza do Jordão, vestia roupa de pele e se alimentava de gafanhotos e mel e sua pregação era de arrependimento para o perdão dos pecados.
João batizada as pessoas com água, e elas vinham de toda parte ouví-lo e se batizar. E quando todos estavam se batizando, Jesus também foi.
Jesus foi batizado, mas que pecado ele tinha para ir até o Jordão e ser batizado? A pregação de João era dura e buscava mostrar ao povo seus erros e que era necessário o arrependimento, e assim prediz a Cristo, que de tal forma, para testificar e apontar o cumprimento do que João falava, foi batizado. Ele não precisava, pois não tinha pecado, assim também seria depois na cruz.
Depois de João cumprir o que tinha que fazer e pregar ainda mais um tempo, ele advertiu Herodes por casar com a mulher do irmão e foi preso. A mulher de Herodes, por odiar João, convenceu sua filha a pedir a cabeça do profeta de aniversário a Herodes. E foi assim que morreu João Batista.
E ele foi citado pelo próprio Jesus como o maior entre os profetas:
"Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele." - Lucas 7:28
O maior porque todos os profetas anteriores falavam que Cristo estava por vir, mas João o apresentou.
Comentários
Postar um comentário