Você já leu a epístola de Paulo aos filipenses?
Há algum tempo meu marido fez um estudo sobre as cartas de Paulo e eu achei muito interessante, por isso resolvi trazer aqui para o blog um quadro sobre elas. Serão 4 posts, cada um sobre uma carta diferente: Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses e 2 Tessalonicenses.
A primeira carta sobre a qual vou escrever é Filipenses. Essa, como outras cartas de Paulo, tem em vista se comunicar com os irmãos das igrejas onde Paulo passou e desbravou o evangelho em suas viagens, tendo como foco combater falsos mestres, corrigir alguns desvios morais e glorificar a Deus pelos irmãos que permaneceram firmes no evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Bem, o encontro de Paulo com os irmãos de Filipos sucedeu em sua segunda viagem missionária em que teve uma visão onde um varão dizia "passe a Macedônia e nos ajude!"
Então seguiram em viagem Paulo, Silas e ainda outros missionários e chegaram à colônia dos Filipenses. Orando e pregando nesse local, uma mulher chamada Lídia lhe hospedou e aceitou a fé sendo batizada.
Nessa mesma localidade foi onde Paulo expulsou um espírito de advinhação de uma moça que dava lucro aos seus senhores, e estes, furiosos com o que havia acontecido conspiraram contra Paulo e lhes denunciaram por perturbação aos romanos e então Paulo e Silas foram presos.
Na prisão, enquanto cantavam, Deus enviou um grande terremoto que destruiu todas as grades e correntes, dando a possibilidade de todos os prisioneiros fugirem. Percebendo isso, o carcereiro, achando que todos tinham fugido e que a culpa cairia sobre ele, tentou tirar a própria vida. Foi quando Paulo gritou dizendo que todos estavam ali, e pelo exemplo e atitude dele, aquele homem e sua família foram alcançados por Cristo. Depois de se dizer romano, Paulo foi liberto e saiu da cidade. Isso está em Atos 16:9-40.
Outro fato curioso é que, pelo laço e entendimento dos próprios fiéis, Paulo só aceitou donativos e ajuda por várias vezes dessa igreja, de Filipos (2 Coríntios 11:9 e Filipenses 4:15).
Outras visitas de Paulo aconteceram em outra localidade da Macedônia na sua terceira viagem (Atos 20:1) e depois na volta a Jerusalém (Atos 20:6).
A carta foi escrita primeiramente porque Paulo foi preso, e também pela comunidade dos irmãos filipenses terem grande apreço por Paulo. Sabendo disso, lhes enviaram Epafrodito como auxiliador pessoal e donativos. Veio então o enviado a Paulo adoecer, e sabendo os irmãos dessa notícia, se preocuparam muito e quando este foi curado, Paulo envia o irmão Epafrodito com a carta para os tranquilizar, agradecer e também já aproveitar para corrigir algumas coisas na igreja.
Algumas partes interessantes de Filipenses:
Saudação (1:1-2)
Cita Timóteo.
Se apresenta como servo do Senhor Jesus Cristo.
Ele se dirige a três classes de pessoas na igreja:
Santos: Servos, Igreja de Cristo.
Bispos: Líderes espirituais, em outras regiões, chamados de anciãos por conta da formação cultural.
Diáconos: Serviçais da obra do Senhor, auxiliares dos bispos e principalmente voltados aos serviços de ordem materual da igreja.
Ações de graças (1:3-11)
Nessa parte podemos notar a intimidade e compaixão de Paulo com os irmãos dessa localidade, e a alegria que sentia em orar por eles.
Paulo também faz lembrar o Grande Dia do Senhor: o Senhor que mudou a vida e o caráter dos irmãos filipenses também os conduziria pelo caminho até a sua volta (1:10-11).
Mesmo distante, Paulo os tinha como ovelhas e orava alegremente por eles por dois motivos: Relacionamento contínuo e crescente e relacionamento que demonstrava a realidade.
Encorajamento nas circunstâncias pessoias (1:12-18)
Ele testemunha sobre suas próprias prisões e aflições que foram úteis para a pregação do evangelho dando lhe oportunidade de pregar à comunidades como: pagã, cristã e judaica.
Paulo escreve na carta que suas prisões lhe trouxeram oportunidades de pregar o evangelho e muitos através de seus testemunhos e pregações foram impulsionados a pregar. Ele ainda faz uma observação que uns poucos pregam por inveja ou para tentar aumentar as aflições dele próprio, mas que se Cristo for anunciado é o mais importante e nisso ele se alegra.
Através de sua própria vida e testemunho, Paulo exorta a permanecerem na fidelidade ao evangelho de Cristo e padecer por ele.
Paulo os exorta a serem humildes, exemplificando Cristo como servo e homem, obediente até mesmo na morte.
Mensageiros (2:19-30)
Do versículo 19 em diante, Paulo vai falar de Timóteo e Epafrodito, irmão e servos na obra de Deus. Estes que enviaria à localidade para ajudar aos irmãos de Filipos, pedindo para que os recebam no Senhor.
Alerta contra o legalismo (3:1-4:1)
Provavelmente os legalistas ainda não haviam se infiltrado nessa localidade, mas mesmo assim, Paulo vai alertar sobre o falso ensinamento e o perigo de achar que alguma cerimônia religiosa ou obra poderia levar o homem a salvar sua alma.
Conselhos e saudações finais (4:2-23)
O principal conselho e advertência de Paulo à essa igreja ou localidade é que permaneçam firmes no Senhor Jesus, e ele traz alguns ensinamentos para que isso aconteça:
Concordância e trabalho mútuo (2-4)
Conselhos de alegria (4-7)
Conselho de justiça (8-9)
Esses conselhos de Paulo realmente resultariam na permanência no evangelho e nos caminhos do Senhor independente das circunstrâncias.
Por fim, Paulo agradece a bondade dos irmãos e declara que Deus suprirá suas necessidades.
E aí, você já tinha lido essa carta aos filipenses? Comenta aqui se você lembra de algo importante que não foi citado no post! ❤
Comentários
Postar um comentário