Como orar mais: Motivos para você começar a ter esse relacionamento com Deus

Desde que comecei ir para a igreja evangélica, sempre tive dificuldade para orar. E isso me levava a me culpar por gastar tempo fazendo tantas coisas e quando ia orar, sempre viajava nos pensamentos invés de me concentrar em falar com Deus.

Uma das minhas maiores culpas era porque quando era adolescente, eu tinha um tempo para orar, mesmo que repetidamente, e depois que cresci não fazia mais isso.

Foram muitos anos assim, e isso só foi mudar recentemente, quando eu decidi ter esse relacionamento com Deus. Às vezes pensamos no motivo que temos para orar, já que Deus sabe de tudo, e isso acaba fazendo com que não oremos mais com o passar do tempo.

O meu objetivo com esse post é dar dicas do que pode te ajudar a falar mais com Deus. Além disso, esse post é para que eu mesma leia quando precisar me lembrar dos motivos que tenho para orar.

Lembrar de quem Deus é

Um dos motivos que temos para orar é lembrar de quem Deus é e que Ele nos ama. Me lembro de que uns anos atrás, quando estive extremamente triste, orar era o que eu menos fazia. O meu tempo era dedicado a pensar em como ninguém gostava de mim e como eu não era útil no meu trabalho e muito menos na Igreja.

Foram muitos anos perdidos assim, porque agora vejo que Deus realmente me ama e que Ele é meu ajudador. Então lembre-se das coisas boas que Deus já fez na sua vida e use isso para adorar à Ele em oração.

Jesus nos deixou um exemplo de oração em Mateus 6 e nesse exemplo ele lembra de quem Deus é:

"Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém." Mateus 6:9-13

Outro exemplo de oração lembrando de quem Deus é e o louvando por tudo o que faz, é encontrado em Salmos 145:

"O Senhor é justo em todos os seus caminhos e bondoso em tudo o que faz. O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade." Salmos 145:17-18

O que Deus pode fazer por nós

Outro motivo para orar é que Deus pode fazer o que não podemos. Muitas vezes perguntamos a nós mesmos e para Deus o que precisamos fazer e esquecemos que tudo é possível para Ele.

Só Ele pode mudar certas situações e pessoas. Uma coisa que até pouco tempo atrás também me incomodava era a preocupação com meus familiares e conhecidos. E um dia, orando perguntando o que eu deveria fazer, entendi que precisava parar de orar pelo que eu podia fazer e sim pensar no que Deus poderia fazer.

À partir disso, orar se tornou a melhor coisa que eu poderia fazer por eles. Vemos em 2 Crônicas um exemplo de como colocar nossas preocupações nas orações:

“Quando pecarem contra ti, pois não há ninguém que não peque, e ficares irado com eles e os entregares ao inimigo, e este os levar prisioneiros para uma terra distante ou próxima; se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’; e se lá eles se voltarem para ti de todo o coração e de toda a sua alma, na terra de seu cativeiro para onde foram levados, e orarem voltados para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e para o templo que construí em honra ao teu nome, então, dos céus, lugar da tua habitação, ouve a sua oração e a sua súplica, e defende a sua causa. Perdoa o teu povo, que pecou contra ti." 2 Crônicas 6:37-39

Orar por nós mesmos

Uma outra razão para orar é que nós precisamos da ajuda de Deus. Não só de ajuda, mas também de perdão. 

Para que possamos ajudar outras pessoas, precisamos estar bem, fisicamente e espiritualmente. E orar por nós é a melhor forma de estar bem para ajudar e encorajar outras pessoas.

Em Salmos 51 temos um exemplo de oração por ajuda e perdão. Todos nós, constantemente, estamos pecando, porém precisamos saber que o sacrifício de Jesus foi suficiente para pagar por todos os nossos erros.

"Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado." Salmos 51:1-2

Então não se esqueça de orar por perdão. Sabemos que Deus conhece tudo o que fazemos e pensamos, mas Ele quer que reconheçamos que precisamos do seu perdão. E também precisamos nos arrepender verdadeiramente.

Leia Salmos 32, lá você também vai encontrar outros exemplos de oração por perdão.

Orar para que Deus nos livre do mal

Não temos poder para nos proteger ou proteger nosso próximo. Mas Deus pode e quer que confiemos Nele para isso.

Lemos em Jeremias 12 que Deus pode nos livrar e nos resgatar do mal:

“Eu o livrarei das mãos dos ímpios e o resgatarei das garras dos violentos.” Jeremias 15:21

Orar pelo reino vindouro

Saber que no reino de Jesus teremos total justiça, liberdade, felicidade, onde a maldade não existirá, nem choro, tristeza ou doenças... com certeza é encorajador e reconfortante.

Em 1 Crônicas 17 vemos que Deus prometeu uma dinastia eterna para Davi:

“Tu, meu Deus, revelaste a teu servo que formarás uma dinastia para ele. Por isso teu servo achou coragem para orar a ti. Ó Senhor, tu és Deus! Tu fizeste essa boa promessa a teu servo. Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre.” 1 Crônicas 17:25-27

E essa promessa será cumprida, pois Jesus é nosso Rei eterno. E nós, como filhos de Deus, devemos orar e confiar que em breve esse reino chegará.


Espero que esse post tenha te lembrado de motivos para orar, seja agradecendo ou pedindo a ajuda e perdão de Deus. 

A partir dessa semana, terá um post semanal aqui no blog, para eu ter tempo de escrever posts maiores e com melhores conteúdos para vocês. Então espero seu comentário e sua visita na próxima quinta-feira, em que trarei lições valiosas que estou aprendendo com a leitura de Isaías.

Até o próximo post! 🤎

Comentários

Postagens mais visitadas