O livro de Jó e o que aprendemos sobre a soberania de Deus

Soberania: Qualidade de alguém que é superior em autoridade, domínio e poder. Não há ninguém acima dessa pessoa.

E Deus é esse alguém: Ele é o Senhor absoluto sobre tudo e todos. Existem muitas histórias que nos ensinam isso na Bíblia, mas nesse post quero escrever sobre o livro de Jó.

Livro este que leva o nome do seu personagem principal, alguém que foi provado de maneira que nem conseguimos imaginar.

Eu ainda não li esse livro todo recentemente, mas o que li até agora é suficiente para entender que mesmo nas aflições, só devemos reconhecer que Deus tem poder sobre tudo.

Mas não é só uma história, ela tem um sentido filosófico interessante, que é nos perguntarmos porquê os justos sofrem em um mundo criado por um Deus de amor.

Já no início do livro, é nos apresentado o motivo por trás das provações. Satanás disse para Deus que Jó somente era fiel porque era abençoado em tudo.

Ele perdeu suas propriedades, filhos e saúde. Até seus amigos o julgavam dizendo que Deus estava castigando-o pelos pecados cometidos.

Se você ler a história, verá que ele não estava sofrendo por ter pecado, era um homem justo e mesmo depois de perder suas posses e filhos, "[...] prostou-se com o rosto em terra, em adoração, e disse: Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor." (Jó 2:20-21).

Ele não pecou e não culpou Deus por nada do que tinha acontecido a ele. Mas depois de alguns dias em que passou com seus amigos sem que lhe dissessem nada, ele mesmo começou falar e amaldiçoou o dia de seu nascimento. Perguntou: por que não morri ao nascer?

Ao contrário do que as pessoas costumam falar sobre Jó ser paciente (será que dizem isso por ele ter ficado 7 dias sem reclamar? 😆), ele lamentou pelo que lhe aconteceu, ansiando pela morte, que não vinha. Isso não é o certo a fazer, mas foi o que aconteceu.

No capítulo 24, ele pergunta:

"Por que o Todo-poderoso não marca as datas para julgamento?"

E depois no verso 12 diz:

"Sobem da cidade os gemidos dos que estão para morrer, e as almas dos feridos clamam por socorro. Mas Deus não vê mal nisso." 

E também no capítulo 29 diz que tem saudade dos dias em que Deus cuidava dele.

Depois de Jó e seus amigos muito falarem acerca do que acreditavam, o próprio Senhor responde a Jó, perguntando:

"Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?" (Jó 38:2).

Deus faz uma série de perguntas, muitas vezes irônicas:

"Como se vai ao lugar onde nasce a luz? E onde está a residência das trevas? Poderia você conduzi-las ao lugar que lhes pertence? Conhece o caminho da habitação delas? Talvez você conheça, pois você já tinha nascido! Você já viveu tantos anos!" (Jó:38:19-21).

E também:

"É graças à inteligência que você tem que o falcão alça voo e estende as asas rumo ao sul? É por sua ordem que a águia se eleva e no alto constrói o seu ninho?" (Jó 39:26-27).

E pergunta:

"Você vai pôr em dúvida a minha justiça? Vai condenar-me para justificar-se?" (Jó 40:8).

O Senhor disse:

"Quem primeiro me deu alguma coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus me pertence." (Jó 41:11).

Depois de coisas tão maravilhosas como essas, como Jó iria continuar reclamando? Ele simplesmente reconheceu o poder e sabedoria ilimitados do Pai, se arrependeu e respondeu a Ele coisas de que nós também precisamos saber: Nada pode frustrar os planos de Deus.


"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.

Tu perguntaste: ‘Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? ’ Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.

"Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’.

Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza".

- Jó:42:2-6

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas